terça-feira, 21 de setembro de 2010

Arte Urbana

Uma das propostas a serem lançadas por nós do grupo de extensão juntamente com os moradores do bairro Morrotes, será algo parecido com alguns programas já desenvolvidos em alguns bairros carentes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Algo muito interessante que foi visto e destacado pelo grupo foi a quantidade de residencias que nao foram finalizadas. Muitas estao sem reboco, e/ou outros tipos de acabamentos, todavia a grande maioria destas nao apresentam pintura. Com isso, pensamos em realizar um trabalho mais dinamico com cores em parceria com os proprios moradores.
A rua selecionada para a atividade foi a Rua Luiz Saviatto, ate sua parte final que vai de encontro com a Rua Almir dos Santos Miranda. A escolha dessas foi feita pois estas apresentam movimento constante e sao a porta de entrada do bairro.

Rua Luiz Saviatto (sentido UNISUL)

Rua Luiz Saviatto (sentido Rua Almir dos Santos Miranda)
Alguns exemplos desta iniciativa:

Na capital paulista, o arquiteto Ruy Ohtake teve a iniciativa de promover um trabalho social em bairros carentes, começando por Heliópolis. O bairro da vez foi o União de Vila Nova, em parceria com os moradores da localidade, o arquiteto em questão propõe formas criativas onde os próprios moradores inserem-se dentro do meio urbano, do contexto social da cidade, por meio de uma identidade cultural singular, a pintura de suas fachadas e muros. Com a apresentação de uma gama de cores, a esquipe realizadora entra em contato com cada morador, e estes escolhem uma ou mais cores (máximo três) em que haja identificação; dentro disso, a equipe reune-se novamente para assim mesclar as cores, intercalando-as. Mas não são todos os moradores que aceitam...portanto, fica de livre escolha querer participar ou não.
Bairro de Heliópolis

Uma das ruas trabalhados em conjunto por Ruy Ohtake e a comunidade em Hegiópolis. Antes da pintura o programa extende-se a uma reforma externa. Todo o material é trabalhado em parceria com fornecedores onde estes ofecerem seus serviços sem custo! Abaixo segue o link que explica com mais detalhes e exemplifica mais o trabalho realizado na comunidade União de Vila Nova.

Residência trabalhada antes da intervenção. (União de Vila Nova)

Residencia após intervenção. (União de Vila Nova)


(http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/0,,EMI11898-15643,00-RUY+OHTAKE+AJUDA+A+COLORIR+BAIRROS+AFASTADOS+EM+SAO+PAULO.html)

Sobre Ruy Ohtake...

1. Link flat e ideias: http://casa.abril.com.br/materias/arquitetura/ruy-ohtake-conheca-suas-ideias-flat-ele-mora-523259.shtml#6;

2. Link do site do arquiteto: http://www.ruyohtake.com.br/index.html.

Já no Rio de Janeiro, o trabalho foi desenvolvido por um grupo de artistas holandeses. Na epoca, os caras filmavam na capital carioca e comecaram a instituir um trabalho de pinturas gigantescas nas fachadas das casas da comunidade local. Os gringos são: DRE URHAHN e JEROEN KOOLHAAS.

Arte Gringa!


Terceiro post no link: (http://lilianeferrari.com/tag/pintura/)

...nao sabemos ao certo se os moradores do bairro aceitarao a artistica ideia de terem suas fachadas e muros pintados. E uma ideia, esperamos que de certo!!! Ao menos os muros. Se forem apenas estes pintados, quem sabe, trabalhar com uma arte mais grafica, com imagens..e nao apenas tinta e cores primarias, brincar com as tonalidades. A ideia e essa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário